gato doméstico

Breve História do gato doméstico

Os gatos sempre têm sido uma fonte de fascínio para a humanidade ao longo da história. Hoje os gatos tornaram-se um dos animais de estimação mais populares perfeitamente adequado ao estilo de vida dos nossos dias. Eles são bonitos, enigmáticos e fácil de cuidar. Mas onde e quando o gato doméstico se originou? Neste post vou dar-lhe alguns fatos importantes na história do gato doméstico.

Já passaram uns 4000 anos desde que os primeiros gatos foram domesticados. Os antigos egípcios foram os primeiros a conservar e usar gatos para controlar parasitas e outras pragas para proteger os estoques de alimentos. No antigo Egipto, o gato foi reverenciado como um caçador e adorados como deuses. Os antigos egípcios impuseram a pena de morte por matar gatos e gatos também eram mumificados antes de ser enterrado.

Outras civilizações antigas mais tarde começaram a domesticar o gato. Levaram os felinos domesticados para a Itália onde eles lentamente se espalharam por toda a Europa. Eventualmente,  foram para o Novo Mundo com os peregrinos. O gato doméstico de pêlo curto espalhou-se por todo o mundo desde o Egipto, enquanto que os gatos de pêlos longos vieram depois da Turquia e  do Irão. O gato doméstico também se espalhou da Índia para a China e Japão.

Excepto por um curto período de perseguição na Idade Média, quando os gatos foram associados com o diabo, no século XVIII tornaram-se em populares animais de estimação em todo o mundo.

Os gatos selvagens de hoje, como leões e tigres, descenderam de carnívoros chamados miacids. Daí o gato selvagem moderno desenvolveu-se em três tipos principais: gato selvagem europeu, o gato selvagem africano e o gato do deserto asiático. Pensa-se que o gato doméstico tem evoluído do gato africano por causa das suas marcas tabby.

Hoje, os gatos domésticos ainda têm muitas características dos seus ancestrais selvagens. Olhos de detenção, forma do corpo, alimentação e hábitos de higiene, juntamente com a capacidade de entrar em acção a qualquer momento. Este link é o que faz o gato doméstico tão fascinante em todo o mundo.

O gato doméstico não-pedigree, o Moggie é o mais popular da casa hoje com o Moggie branco e preto, seguido pelo gato Tabby. Há também 36 raças reconhecidas de gatos da pedigree ao redor do mundo como o gato Siamese. A maioria das famílias têm animais de estimação em casa têm pelo menos um gato na residência.

Deixar uma resposta